top of page
Foto do escritorAlto do Maisa

E aí, já aderiu a tendência do cimento queimado?

Confira essa tendência quentíssima, aprenda em quais lugares que pode usar e sobre como fazer!



Existe várias maneiras de utilizar e combinar a técnica do cimento queimado, pode ser usado no piso, na parede, teto e até mesmo na decoração como em pias e bancadas! Além de bonito trás um ar de rusticidade e aspecto urbano ao lar.

Mas vamos falar de preço: possui um grande custo benefício em relação a pisos convencionais (porcelanatos por exemplo), o valor do cimento próprio para á técnica custa em média R$28,00 tendo 5kg o pacote e sua aplicação rende até 1,5m². A execução feita por um profissional capacitado gira em torno de R$40-80,00m². Bem atrativo, né?


Confira as tendências: 1. Piso










2. Parede












3. Pias












4. Bancadas










Bacana né? O mais interessante é que é possível aplicar pó xadrez para conferir cor ao cimento e deve ser aplicado na argamassa ainda molhada, quando vai preparar o cimento, existe várias cores. Ele fica com essa carinha:













Aplicação:

Passo 1 – Contrapiso

O contrapiso onde o cimento queimado será aplicado deverá estar nivelado e limpo, livre de gorduras e outros produtos químicos. Se ele for muito liso, é necessária a aplicação de chapisco para garantir aspereza à superfície.

Passo 2 – Taliscas

Para garantir que a espessura e a inclinação do piso estejam corretas, é indicado o uso de taliscas – peças retangulares ou quadradas feitas de cerâmica ou madeira, que assentados com argamassa fornecem a altura que se pretende seguir.

As taliscas devem ser posicionadas a cada 1 metro de distancia, podendo ser unidas por linhas ou mestras.

Passo 3 – Juntas de dilatação

Para evitar o aparecimento de fissuras ou trincas com o passar do tempo, é necessária a utilização de juntas de dilatação a cada 2 metros de piso. Elas podem ser de plástico, madeira ou piso cerâmico.

Passo 4 – Argamassa

Hora de preparar a argamassa do cimento queimado. Misture uma porção de cimento para três ou quatro porções de areia (ambos peneirados). Em seguida, com cuidado, adicione água e misture constantemente até formar a argamassa, que deve ter consistência cremosa.

Passo 5 – Aplicação da argamassa

Aplique a argamassa nos quadros divididos pelas juntas de dilatação. A espessura utilizada na maioria dos casos é de 3 centímetros. Após o processo, alise e nivele a argamassa com uma régua de alumínio ou uma desempenadeira.

Passo 6 – Queima do piso

Com a argamassa ainda úmida, aplique o pó de cimento sobre toda a área. Ao perceber que a massa foi absorvida, alise o piso com uma desempenadeira ou, caso não possua, uma colher de pedreiro. Importante: embora o comum seja encontrar cimento queimado em tons de cinza, é possível ter um piso colorido adicionando colorantes como pó xadrez ao cimento.

Passo 7 – Cura do cimento queimado

Essa etapa, embora muitas vezes deixada de lado, é fundamental para garantir a qualidade do piso. Após o alisamento, assim que a superfície estiver firme ao toque, o processo de cura deve ser realizado durante 3 a 4 dias, borrifando-se água várias vezes no piso. E atenção: não utilize água corrente, ela pode danificar a superfície.

Passo 8 – Acabamento final

Após a cura, o piso deve ser lavado com água e sabão de coco. Por fim, impermeabilize-o com uma camada de resina acrílica. Para dar brilho, aplique cera incolor.


E aí, curtiu nosso post? Se sim dê um like e siga nosso blog! Todos os produtos você encontra no Material de Construção Alto Do Maisa. Solicite um orçamento para nossa equipe.



204 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page